segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Artigo de opinião - A propaganda no universo infantil

Existem muitas opiniões sobre o efeito da propaganda na mente das crianças e o quanto essa propaganda irá influenciar na hora da compra. Existe até lei que eu não sei se é aprovada para proibir a publicidade na TV para determinadas faixas etárias. O problema é que pais indignados reclamam que a propaganda cria uma ilusão na cabeça das crianças e de tanto eles as crianças encherem o saco eles compram o determinado produto, porém essa é a função da propaganda criar um desejo seja em adultos ou crianças, é claro que sabendo desse poder de persuasão das crianças eles irão focar bastante nos pequeninos.

Na minha opinião cabe aos pais orientar o filho o que é certo e o que não é o que é útil e deve ser comprado e o que não deve ser comprado, afinal o dinheiro é deles.
Então porque não proibir a propaganda eleitoral, o Tiririca em sua campanha dizia em alto e bom som para as crianças pedirem pros pais votar nele, e muitos candidatos fazem isso, e é claro muitas crianças pediram, se as crianças não votam e o Tiririca ganhou, a culpa é do marketing e da propaganda?
Não estou dizendo que o Tiririca ganhou por causa disso, mais com certeza ajudou, minha mãe disso que na fila quando ela foi votar tinha uma criança pedindo pra mãe votar no Tiririca.
E inconcebível pensar em proibir propaganda, seria uma privação a democracia dos pequenos, isso é importante para a formação deles.

Duvido que se alguém for a uma casa de pessoas humildes vai ter todos os produtos da moda ou que estão em altas, por quê? Porque os pais não têm condição de comprar e os filhos sabem disso.
Tudo é uma questão de cultura e dialogo.
A propaganda faz mil coisas, pode fazer você amar ou odiar algo, mais a única coisa que ela não faz é você comprar algo, coisa que tava escrito num comercial de TV.

 Por: Alan Farias*

5 comentários:

  1. Eu soube que proibiram propagandas, de redes de fast foods e empresas de produtos supérfluos como biscoitos e etc, que influenciam na vontade da criança e assim ajudando a aumentar o índice de obesidade infantil. O Mc donalds por exemplo foi proibido de publicar aqueles comerciais em que relacionavam a comida aos brinquedos super coloridos e interessantes. E também foram obrigados a diminuir a qualidade dos seus brindes.

    Dependendo de qual seja o assunto, quando envolve o universo infantil é preciso todo cuidado.

    Adorei sua opinião, só não sei se essa citação da propagando do Tiririca é interessante pro assunto, já que a influencia da criança não está direta.

    Beijinhos querido.

    ResponderExcluir
  2. Alan,
    Não concordo com vocês,acho que o estado não deve interferir na propaganda, sou a favor da liberdade total no que se refere a esse tema. Inclusive propaganda de cigarros e bebidas, acho que vivemos em uma sociedade livre, e a educação deve ser dado nos colégios e em casa, a mídia não pode ficar réfem da falta de controle dos pais!
    É apenas minha opnião, espero que entendam apenas como tal!

    Abraços e te espero lá no blog!

    ResponderExcluir
  3. Bem acredito que anular totalmente a propaganda não seja, o remédio. Afinal,há pessoas que vivem disso. Mas a conscientização é necessária! Acredito sim,que as crianças devem ser educadas nos padrões de sua realidade. No caso do Mc Donalds é preciso fazer a criança observar que não é saudável comer aquilo todo fim de semana,por causa de um brinde e tals...Explicar. Mas também não sou a favor do corte nem dos pais no cotidiano da criança e nem na mídia. A dosagem tem que ser certa.

    Bjus! Ótimo post.

    http://betynhathais.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Não estou falando mal da sua postagem ou algo do tipo.
    Mas eu vi um pequeno erro no seu texto e decidir vim falar.
    Acredito eu que isso seja um artigo de opinião(espero estar certa)Mas,artigo de opinião não se usa-Eu acredito que...Minha opinião.
    Obrigada pela atenção de quem leu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou estudando isso no colegio minha professora disse que pode se usar mais que era pra gente evitar so que nao tinha nenhuma restriçao sobre isso

      Excluir