quinta-feira, 23 de junho de 2011

Cotas para negro e preconceito racial

Recentemente acompanhamos pelos jornais o incidente que voltou a se repetir com o jogador brasileiro Roberto Carlos durante um jogo na Rússia, um torcedor da torcida rival atirou uma banana na direção do jogador, em março desse ano em outro jogo um torcedor chegou a oferecer uma banana descascada ao jogador, Roberto Carlos imediatamente deixou o campo, de início quando eu soube do acontecido pensei “ele fez a coisa certa ao deixar o campo”, depois de indagar um pouco mudei de ideia e cheguei a conclusão de que não foi à melhor saída, o time de Roberto estava ganhando e ele é um ótimo jogador esse comportamento idiota do torcedor só mostra a sua grande ignorância, racismo nos dias atuais é algo inaceitável.

Com a exposição desse assunto na mídia eu comecei a refletir e decidi tomar uma posição sobre as cotas para negros em universidades e outros locais , eu sou negro e sou a favor das cotas . Vejo muitas pessoas por aí dizendo que é injusto e que isso sim é preconceito, agora pensem comigo durante todo o período de escravidão que durou 388 anos aqui no Brasil os brancos tinham passe vip para todos os locais ( escolas, restaurantes, igrejas) negros não iam à escola e não freqüentavam esses locais, essa lei de cotas é uma maneira do governo tentar amenizar um pouco o sofrimento dos meus ancestrais, é como se eu tivesse a oportunidade hoje que algum negro há 200 anos não tinha, eu sei você esta pensando mais e cadê a democracia? – Aí eu te digo e os 388 anos de sofrimento, morte e tortura devem ser esquecidos e ficar em vão? Essa situação me lembra o caso de Hitler com os judeus que foram os que mais sofreram com as idéias loucas de Hitler, você acharia errado se para tentar remediar o acontecido a Alemanha conceder algum tipo de vantagem aos judeus?

Essa é só a minha humilde opinião, isso não quer dizer que eu não respeito a sua.
Independente da sua idade, religião, cor, grau de escolaridade DIGA SEMPRE NÃO PARA O PRECONCEITO RACIAL, negros, brancos, amarelos todos somos originários da mesa célula mãe a ciência provou isso quando descobriu o fóssil mais antigo do mundo na África.


E aí você concorda comigo?

8 comentários:

  1. Sou contra. A solução não está em oferecer esmolas, mas em oferecer uma educação básica de qualidade que possibilite a todos competirem com igualdade.

    ResponderExcluir
  2. discordo... acho q cotas especifica para negros não seria uma solução... sou a favor da igualdade entre as classes... Cotas para o povo de baixa renda seria mais interessante...

    www.jaylsonbatysta.blogspot.com

    www.siplesmentejaja.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Há 3 anos atrás eu era contra este processo seletivo através do sistema de cotas, mas, há um ano, percebi e compreendi ao meu modo o significado que as cotas têm para aqueles que durante séculos sofreram o preconceito, a desigualdade, a miséria, a pobreza, a exploração. É uma política compensatória, mas também se presentifica hoje, na oportunidade que eles tem de mudar a própria história, que era massificada pelos discursos preconceituosos. è a minha opinião e acho que esse assusto é interessante, pois acredito que trata do que é "ser" humano.

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde Alan!
    Tudo bem?
    Gostei muito do post, é sobre um tema bem polemico...
    Até pouco tempo eu era contra as cotas, achava injusto só pelo fato da cor uma pessoa ter direito a mais coisas que eu... Mas quando de fato parei pra pensar sobre o assunto mudei de opinião... É justamente o que você e o Jones disseram, foram anos de injustiça com os negros, foram anos de direitos negados, humilhação, torturas... E sabemos que até os dias de hoje o preconceito ainda está presente... Vejo essa atitude do governo como uma forma de se redimir por tudo o que os negros já passaram e acredito que o governo ainda precisa fazer muito mais, e vejo também como uma forma de diminuir esse preconceito ainda existente...
    Enfim, parabéns pelo ótimo post e estou completamente de acordo!
    Até mais, beijos =*

    www.mlpimentel.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. É muito triste saber que as algumas pessoas se acham superiores aos outros, e tratam nossos irmãos negros com indiferença. Como eu desejo que quando essas pessoas ficarem frente a frente com Deus, ele também fosse negro.
    Muito bom o seu texto.Parabens!estou te segundo.

    http://paradigmasdaspalavras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Muito legal o seu blogue. Estarei sempre por aqui.
    Quanto ao tema; complicado: é mexer em vespeiro. Mas, fugir da discussão não é a solução. Sou super à favor. Tudo em prol da educação.

    ResponderExcluir
  7. Discordo... Acho que o governo teria outras maneiras de beneficiar os negros pelo tempo em que foram injustiçados. O caso é que o Brasil é um país mestiço. Eu, por exemplo, tenho sangue negro nas veias e sou branca, o que não me deixaria apta a receber cotas. É disso que estou falando... Grande parte da população é negra, se não de pele, de sangue. Então esse caso de cotas é complicado.

    Beijos.

    Mariana Sampaio
    Blog Tijolinhos de Papel

    ResponderExcluir
  8. Pra que cotas se eles ainda pódem continuar sofrendo todos deveriam se consientisar que todos somos iguais, nao nos tornamos diferentes pela cor e sim pelas atitudes que tomamos.

    ResponderExcluir