domingo, 18 de setembro de 2011

Será que somos patriotas ?

Você tem amor pelo nosso país ? Pela bandeira?  Pelo hino nacional ?



Eu me fiz essa pergunta é faço para vocês queridos leitores pois tenho a impressão que esse sentimento só se manifesta nos brasileiros através de jogos de futebol , quando o Brasil esta jogando a maioria das pessoas grita aos quatro cantos o quanto o Brasil é um bom time , e o quanto ele ama o time , mais quando acaba o jogo eles que se declaram amar , são os primeiros a sentir vergonha do Brasil , como aconteceu recentemente na derrota do Brasil contra o Paraguai na Copa América , rapidamente a Tag #vergonhaBrasil estava nos TT’s( para quem não sabe TT’s são os 10 assuntos mais comentados no twitter ) , Eu me pergunto por que , a tag vergonhadospoliticos nunca chegou aos TT’S ?

Quando tem debates sobre o meio ambiente, principalmente floresta amazônica, o assunto passa batido, duvido que 7 de 10 brasileiros sabem algo sobre o código florestal , mais é só perguntar de futebol e todos sabem . É justamente esse o ponto onde quero chegar , só o futebol não basta , devemos olhar ao redor e ver quão grandiosa é a cultura do nosso país. É tão bom você ver alguma pessoa com uma certa idade falando algo da época dela , contando história ou transmitindo algum costume . Os únicos costumes que são transmitidos é o carnaval . Muitas vezes enchemos a boca para falar bem dos outros países e esquecemos que o nosso pode ser melhor.

Não estou dizendo que eu estou livre da culpa , que eu também não erro , erro sim . Mais eu tenho consciência do lugar onde eu estou . Eu sou Brasileiro , ganhando ou perdendo , com ou sem carnaval , por que ser brasileiro vai além disso .

Sou daquele grupo de brasileiros que sonham com um país de ordem e progresso , onde todos caminhem juntos e falem a mesmo língua.

E se eu disser vamos cantar ou Hino , ou contar histórias sobre o Brasil tenho quase certeza que você vai se portar como o gatinho do gif abaixo .


3 comentários:

  1. Excelente crônica; muito bacana!
    Abordou uma ferida nacional; nós brasileiros somos a pátria de chuteiras: brigamos e exaltamos nosso pais em campos do mundo todo. Mas, assim que a partida encerra voltamos a ser apenas nativos do Brasil.

    Adorei; abração,

    Rodrigo Davel

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente. Patriotismo só ocorre no Brasil quando se tratam de suas belezas e do futebol, agora quando o assunto é sério, todo mundo se esconde! Vergonha alheia!

    http://iampurplepineapple.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Tenho verdadeiro amor pelo meu Brasil, mas vergonha de alguns brasileiros... Uma terra tão boa, com pessoas tão maravilhosas, cheia de coisas ruins, muitas vezes fruto de ignorância ou irresponsabilidade de alguns...
    Realmente triste!
    Você está certíssimo no que diz!

    Beijos.

    Mariana Sampaio
    Blog Tijolinhos de Papel

    ResponderExcluir